sábado, 14 de junho de 2008

A ética no jornalismo

A ética no jornalismo

O quer vem a ser a ética no jornalismo? Será que o mundo gira em torno da ética? Estas e muitas perguntas nos vêm a mente quando se fala em ética, a verdade é que nem todos a praticam por ser tão difícil de seguir o seu verdadeiro significado.
A ética é a ciência da moral. E o que vem a ser moral? A moral é um conjunto de normas, princípios, costumes, valores que regem o comportamento da pessoa em seu grupo social. Portanto não se deve confundir o significado de moral e ética, pois a ética é que estuda a moral do indivíduo e de suas atividades.
A maioria das profissões é regida por normas a serem cumpridas chamadas de código de ética profissional, devido ao mundo capitalista estas normas têm sido desrespeitadas por muitos profissionais. No jornalismo, encontra-se um número grande de jornalistas que vendem a notícia para obter o lucro, afinal de contas a notícia virou mercadoria.
A responsabilidade com o compromisso da verdade está cada vez se afastando dos profissionais. Um exemplo claro sobre esse assunto é do caso Orson Welles, um radialista que fazia um programa de rádio em 1938 nos Estados unidos, que utilizou de um meio de comunicação, para narrar e dramatizar uma história que falava de uma invasão de marcianos na terra e manipulou através de notícias vidas que escutavam o rádio, o resultado dessa falta de seriedade com o público foi vista nos estados unidos, onde muitas pessoas fugiram outras até morreram pelo pânico provocado naquele dia. Da mesma forma que Orson Welles utilizou de uma ficção para amedrontar pessoas, muita jornalistas utilizam-se de matérias e do poder da informação para manipular o público.
O papel que a mídia exerce sobre o público é o de formar opiniões e construir leitores críticos e não alienados como tem acontecido. A ética deve estar infiltrada no próprio jornalista, pois ela é aliada da moral que é imposta desde a formação do indivíduo.
De acordo com a “ética” dos profissionais do jornalismo ela pode e deve ser quebrada em favor de um benefício público, mesmo que seja imoral, é esta a regra que rege o jornalismo atual.
A informação é um direito de todos, inclusive que seja limpa e verdadeira para a construção de uma sociedade informada e não manipulada de livre arbítrio e moralmente esclarecida.

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