terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Memórias de Tom

Muitas pessoas dizem que o peixe, por ter ômega 3 é bom para nossa memória, e de fato é, a própria medicina está aí para comprovar, mas hoje não quero falar sobre os benefícios que o peixe, como alimento nos proporciona, quero então trazer a memória, momentos em que um peixe em especial nos proporcionou, conhecido como Tom, ele encantou e enfrentou as correntes de sua vida para nos fazer lembrar de suas aventuras. Então, conheça agora um pouco a história de Tom, um peixe domesticado.

 Há três anos, em uma Escola Bíblica de Férias (EBF) de crianças, a qual tinha como tema: Navegando com Jesus, todos os alunos e professores tiveram como lembrancinha um peixe inserido em saco plástico com água, cada um teve a oportunidade de escolher um peixinho, não muito satisfeita, Érika, uma das professoras, escolheu um peixe meio raquítico  e que não tinha uma beleza visível, mas resolveu então levá-lo para casa e dar-lhe um nome : Tom, nome este, escolhido pelo acaso. Enfim, Tom agora tinha um lar, mas como todo peixe domesticado mora em um aquário, não poderia ser diferente com esse, ou será que sim? vejamos, a sua dona então dá a ele, um pequeno aquário, que não demorou muito, para ser rejeitado pelo seu próprio habitante. Mas Érika e sua família deram mais uma nova casa a Tom, aí parece que ele não a rejeitou, pelo menos não naquele instante. O tempo foi passando e as notícias corriam soltas, os alunos daquela EBF e seus respectivos professores se surpreendiam com a existência de Tom, pois já não havia mais nenhum peixe se quer vivo para contar história, todos já tinham morrido, ops todos não, Tom estava lá, firme e forte habitando o lar da família Carvalho, sempre dando umas cambalhotas e se alimentando como um leão!
 Érika todos os dias ao chegar da faculdade perguntava: - Mãe já colocou comida para o Tom?
 - e se porventura sua mãe viesse a esquecer, era bronca direto, tamanha era a preocupação com Tom.
 Tom realmente já tinha a confiança de todos da casa, inclusive de crianças que ia visitá-lo. Mas como disse anteriormente, esse peixe com o passar dos anos foi ficando mais exigente, e parecia não mais gostar de morar em um aquário, por isso, começou a reclamar com sua dona, aí nesse momento você deve está achando maluquice, mas não,  é isso mesmo, Tom começou a reclamar por meio de comportamentos estranhos, vivia se rebatendo no vidro e saltando no aquário, foi aí que Érika o entendeu, e resolveu colocá-lo em um pequeno recipiente- bacia, então Tom ficou mais quieto , e continuou a ser o mesmo de sempre. Aqui, quero pedi sua permissão para contar uma aventura maluca de Tom: Certo dia, eu havia chegado em casa, e não havia ninguém a não ser a Cessi, nossa cadelinha, e ao abrir a porta do quarto onde Tom ficava, me deparo com uma cena assustadora, e aqui, se você realmente acompanha minhas crônicas vai lembrar de um fato curioso, enfim, a cena que vi, foi a de um peixe no chão se rebatendo, eu não tive coragem para pegá-lo e jogá-lo de volta em sua bacia, porque da mesma forma que sempre tive medo de pegar em galinha, rsrsrsrsr, (para entender leia minha crônica: O retorno da galinha), mas também não pego em peixe, tenho uma certa gastura.. sei lá, mas o fato é que nesse pega não pega, a vida de Tom estava em risco, por isso, fui correndo à rua pedir ajuda, e a minha sorte é que minha irmã chegou e o pegou, nesse intervalo ,nosso peixinho ficou uns 10 minutos sem respirar, é isso mesmo, até hoje muito riem desse fato , mas é o que aconteceu com nosso guerreiro. Daí o trecho da música: Peixe Vivo, se aplica ao nosso Tom...  "Como pode peixe vivo viver fora da água fria".... Mas nosso peixinho sabe como pode.... rsrsrsrrs Ufa! ele é guerreiro!

Depois desse episódio, e com o passar dos últimos dois anos, Tom parecia não ser mais o mesmo, não sei se as quedas constantes e falta de oxigenação o fizeram ficar meio estranho, ou até mesmo a velhice o deixou caduco, mas só sei que Tom ainda nos alegrava! Outro dia, a Érika percebeu um agravante na saúde do peixe, ele havia ficado cego, foi um dia muito difícil para os seus donos, pois Tom tinha diminuído sua capacidade arteira dentro de sua bacia e não brincava mais como dantes, mas comida ah.. para se alimentar, ele não media esforços...

É... parece que a cegueira de Tom, veio para nos fazer enxergar, que por mais somente alguns meses, o peixe domesticado, ficaria conosco, e foi o que aconteceu, hoje Tom foi encontrado retorcido em sua bacia, retorcido, demostrou que nadou  até o fim, nessa maré de vida... da vida de um peixe...